O surgimento do primeiro grand theft auto para PC causou enorme rebuliço. A notícia sobre a abordagem incomum de desenvolvedores varreu o mundo. Isso deu um impulso para a divulgação do jogo em todos os países. Em 1999, o aguardado lançamento de GTA 1, realizada no Japão. Até este ponto, o jogo estava disponível apenas nos estados unidos e na Europa. O atraso do lançamento, em parte, condicionados pelas leis de restrição etária.
Tolerância de jogadores de GTA
O mundo do jogo GTA inevitavelmente ligado com a criminalidade e a violência, que causou muita polêmica entre o público japonês. De acordo com estimativas internacionais de idade de classificação (BBFC, OFLC, USK e т.п.) a tolerância para o jogo poderiam obter indivíduos de 15 anos de idade.
O primeiro GTA, não só passou com sucesso todos os testes de conformidade com a legislação do Japão e do resto do mundo, mas começou a ganhar popularidade com a velocidade do relâmpago. Restava apenas aguardar o lançamento oficial para o PC.
o lançamento Oficial no Japão
O lançamento de GTA 1 ocorreu em 24 de março de 1999, e provocou uma nova onda de debates. Apareceu em centenas de temáticas de sites de fãs, revisões e atualizações para o jogo. Como qualquer evento que chama o interesse do grande público, o lançamento de GTA, inevitavelmente, tem atraído a atenção de notícias correspondentes Japão. Ao contrário de rapidamente «затихающих» notícias e destaques, o jogo GTA gostava de uma popularidade crescente e com o passar dos anos não perdeu a sua relevância.
A popularidade do primeiro grand theft auto para PC no Japão, levou a que todas as futuras edições eram bem público, como um evento internacional. É difícil de dizer que isso não corresponde à realidade, pois o número de jogadores no GTA соизмеримо com a população do pequeno país.
o Realismo do jogo do mundo
Até março de 1999 japoneses residentes nunca conheceu tão colossal transferência de infra-estrutura urbana na vastidão do mundo virtual. O jogo contou com três a cidade de Liberty City, San Andreas e Vice City. Nem todos os jogadores logo perceberam que eles são cópias reais cidades. A infra-estrutura urbana para a simulação foi criada com base na topografia de Nova York, San Francisco, Miami.